Seja bem-vindo
Neópolis,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Sergipe tem a menor taxa de mortes de mulheres no Nordeste, revela Atlas da Violência

Dados apontam ainda quedas consistentes nos indicadores entre os anos de 2013 e 2023


Sergipe tem a menor taxa de mortes de mulheres no Nordeste, revela Atlas da Violência Foto: Ascom SSP/SE

Em comparativo entre todos os estados da Região Nordeste, Sergipe registrou a menor taxa de mortes de mulheres por 100 mil habitantes entre as nove unidades da Federação, conforme o Atlas da Violência de 2025. Os dados, divulgados na segunda-feira, 12, foram mapeados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em indicadores de saúde e segurança pública.

Segundo o levantamento, em 2023 Sergipe registrou uma taxa de 3,3 mortes de mulheres a cada 100 mil habitantes, ficando com a menor taxa, à frente dos demais estados da região, que apresentaram os seguintes índices: Rio Grande do Norte (3,4), Paraíba (3,7), Maranhão (3,7), Piauí (3,9), Alagoas (4,2), Ceará (5,2), Pernambuco (5,7) e Bahia (5,9).

O levantamento também revelou que, entre 2013 e 2023, Sergipe apresentou uma queda de 34% na taxa de mortes de mulheres por 100 mil habitantes. Quando o recorte considera o período posterior ao pico de violência registrado em 2016, a redução entre 2017 e 2023 foi de 50%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, o resultado representa o esforço coletivo de todo o Estado de Sergipe na preservação de vidas. “É um trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, que fazem parte da rede de proteção à mulher, também composta por diversas entidades municipais e estaduais, a exemplo da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM)”, destacou.

Ainda segundo João Eloy, os dados, além de indicarem a efetividade da atuação da segurança pública e de toda a rede de proteção, demonstram também a participação da sociedade na retirada da mulher do contexto de violência. “Estamos todos atuando e precisamos que toda a população continue apoiando nosso trabalho. Ou seja, denunciando toda e qualquer violência contra a mulher, a fim de evitarmos as mortes”, finalizou o secretário da Segurança Pública de Sergipe.

Fonte: SSP/SE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.