Seja bem-vindo
Neópolis,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Que golpe foi esse?, questiona Jair Renan sobre 1964 em sessão na Câmara

cnnbrasil.com.br
Que golpe foi esse?, questiona Jair Renan sobre 1964 em sessão na Câmara

Durante sessão realizada na Câmara de Balneário Camboriú (SC), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), questionou o “golpe” do regime ditatorial de 1964, durante discussão para instituir o “Dia Municipal da Democracia” na cidade.


“Sabemos que, tudo o que vem do PT, pelo menos a grande maioria, é de cunho ideológico. Engraçado, né, o PT fala que é a favor da democracia, fala tanto em democracia…Que golpe foi esse em 64? No qual o povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil. Na qual, em abril de 64, o Congresso votou e elegeu Castelo Branco. Que golpe foi esse? Me explica”, questionou.




De acordo com ele, a maioria “dos mais velhos”, responderia que o período da ditadura militar foi “a melhor época do Brasil”.


“Eu vejo muitos vereadores aqui da base do governo assinando embaixo. Muitos mais velhos, que também acompanharam o regime e a maioria dos mais velhos, se você perguntar, foi a melhor época do Brasil”, completou.


O projeto de lei em discussão tem por objetivo a criação do “Dia Municipal da Democracia”, em memória do ex-prefeito de Balneário, Higino João Pio, o primeiro a ser eleito democraticamente no município e morto no contexto do regime ditatorial instaurado em 1964.


Na sequência da sessão, o vereador Eduardo Zanatta (PT), autor da proposta, rebateu as afirmações de Jair Renan.


“Antes da gente entrar no nível de discussão de que a Terra é plana, eu vou sugerir para que venha para o dia da votação… Tem algum tempo até a próxima semana, certo presidente? Então que o vereador Jair Bolsonaro faça uma breve pesquisa no arquivo histórico do município, está tudo à disposição, e assista um filme que foi produzido pela Lei de Incentivo à Cultura, chamado “Higino Pio: A Verdade Revelada”, eu acho que é um início para conhecer um pouco mais a história de Balneário Camboriú”, disse.


















O presidente da Câmara, Marcos Kurtz (Podemos), também se pronunciou sobre o tema, dizendo à Jair Renan que a ideia, a partir do projeto, é “instituir o Dia da Democracia para que se possa, realmente, enaltecer essa pessoa, esse prefeito que foi eleito, não conseguiu exercer o seu mandato e foi morto durante seu mandato e não é historinha para boi dormir não”.


A CNN procurou o PT para se manifestar sobre o assunto e aguarda resposta.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Que golpe foi esse?, questiona Jair Renan sobre 1964 em sessão na Câmara no site CNN Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.